A elaboração da monografia é a parte mais importante na hora de concluir a formação superior. A monografia acadêmica é um trabalho individual, com tema único e visa desenvolver a pesquisa por afirmações que possam validar o seu conteúdo.
A monografia é uma atividade regulamentada pela Resolução nº 11/84 do Conselho Federal de Educação e deve estar dentro do padrão acadêmico, por isso sua redação deve ser feita de acordo com as regras da ABNT.
O objetivo desta página é passar referências para o desenvolvimento de uma monografia.
SEO WordPress
Aqui estão nossas dicas para te ajudar a escolher um tema para TCC:
Bom, a primeira dica pode parecer um pouco óbvia. Mas não é.
Muitas pessoas não incluem o tempo de estudo para escolher o tema e acabam se enrolando no cronograma do trabalho.
O resultado disso você já sabe: o trabalho já vai começar atrasado.
É por isso que é importante ter um plano de estudos realista. Que compreenda, inclusive, o tema para TCC como uma das etapas do trabalho.
Para isso, você vai precisar ter uma visão clara de todas as atividades que serão necessárias. É muito importante trabalhar de forma organizada e eficiente.
Você pode fazer uma tabela simples com a ordem de execução, o nome da tarefa, a data de início, a data de entrega e a pessoa responsável por fazê-la. Divida as tarefas no maior número possível e evite prazos muito longos.
Isso vai ajudar muito no começo. Você vai economizar tempo e evitar estresses desnecessários.
Para tornar tudo mais simples, você pode adotar algumas técnicas que facilitam a produtividade e prestar atenção em alguns hábitos que podem prejudicar o processo, como, a procrastinação.
Mas, vamos lá. Não basta apenas estipular os prazos para as atividades. Você precisa cumprir esses prazos.
Tome cuidado para estabelecer prazos que sejam possíveis de cumprir. Um prazo que não é possível de cumprir também não serve para nada.
Essa etapa pode ser simples. Mas a verdade é que a maioria das pessoas acaba priorizando praticidade ao invés de afinidade.
Só que o tema para o TCC vai te acompanhar até o final da faculdade. Se não for um assunto que você realmente gosta, você pode perder o interesse e a motivação no meio do caminho.
Para evitar este problema, uma boa dica é listar os assuntos com os quais você já tenha alguma familiaridade e interesse.
Outra dica que pode ajudar neste momento é utilizar assuntos que você já pesquisou um pouco em outros projetos durante a graduação.
Afinal, quanto maior o conhecimento sobre esses temas, mais fácil pode ser na hora de escrever o trabalho.
Se você pensou em escolher um tema para o TCC porque é um tema mais fácil do que os outros, é melhor pensar duas vezes.
Primeiro porque não existe um tema mais fácil do que outros. O que existe são diferentes abordagens sobre os assuntos.
Um tema simples para um colega seu, pode não parecer tão fácil assim para você. Tudo também depende da experiência de cada pessoa.
Então, opte por se afastar de temas universalmente fáceis. Simplesmente porque, em geral, esses temas não devem ser tão fáceis assim.
Além do mais, quando você tiver que se dedicar horas de estudo ao assunto do seu TCC, não é melhor que seja por algo que você realmente gosta?
Em seguida, dentre tantos temas que você listou, você deve estabelecer outros critérios para escolher.
Bom, eu vou dar algumas dicas de critérios que você pode considerar. Mas não se esqueça de pensar em outros que façam sentido para você, ok?
Então, vamos lá. No TCC em Direito, você já tem algumas delimitações obrigatórias, que é a área do conhecimento e o curso.
Além disso, você pode criar outros critérios, como por exemplo:
Outro critério pode ser a área específica dentro do seu curso. Aqui estão algumas opções de áreas:
Esse já vai ser um critério importante para escolher o seu tema.
Outro critério que pode ajudar na seleção de um tema para seu TCC é a relevância que o assunto tem dentro da sua área do conhecimento e na sociedade.
Isto vai te ajudar a escolher um tema mais significativo, o que vai agregar mais valor à sua pesquisa.
A vantagem de optar por tema que se enquadre neste critério é que ele poderá se tornar uma carta na manga após a graduação.
Caso você tenha interesse por fazer mestrado ou outra pós-graduação, por exemplo, você poderá expandir a pesquisa do seu TCC para o projeto de pesquisa e um tema relevante vai te ajudar muito nos processos de seleção.
Outro ponto importante do tema do TCC é a bibliografia disponível. Ou seja, os livros e as produções científicas que vão servir de base para a construção do seu TCC.
Por isso, antes de decidir qual será o tema do seu TCC, vale à pena consultar se existe bibliografias acessíveis sobre o assunto.
Em uma rápida pesquisa em periódicos eletrônicos, no Hub da Mettzer, na Scielo e no Google acadêmico, você já consegue descobrir se existe material suficiente e de qualidade sobre o assunto.
Procure sites que tenham conteúdos relevantes e confiáveis. É importante lembrar que você não deve usar textos aleatórios da internet, que não se pautam em referências bibliográficas, como fonte de pesquisa.
Se o tema que você pensa em escolher não tem muitas bibliografias, talvez seja o caso de repensar sua decisão.
É comum que exista um professor que todas as pessoas preferem. Seja por admiração ou por uma fama de que o professor é um bom orientador.
No entanto, escolher um tema só porque ele se enquadra na área de estudo do professor que você escolheu pode ser um grande problema.
Lembre-se que você terá que lidar com esse tema por bastante tempo. E ainda que a orientação ajude bastante, o percurso de escrita do TCC é bastante solitário.
Ou seja, em outras palavras, quem vai fazer a monografia é você, não o orientador.
Então, antes de escolher o orientador que você deseja, escolha a área de estudo que você quer explorar.
Se prepare para tomar a decisão sobre o tema que você vai pesquisar. O ponto é entender um pouco sobre o tema antes de tomar essa decisão.
Então, leia sobre os temas que você está considerando pesquisar. Nessa etapa, basta uma pesquisa básica: leia um artigo científico ou outro tipo de trabalho sobre o assunto. Basta que você se sinta confiante sobre o tema.
Afinal de contas, imagine só você descobrir que não gosta de ler ou de pesquisar sobre o assunto só depois de escolher ele?
Você deve ser manter sua curiosidade das coisas que você vê e vive. Essa é uma etapa importante do processo criativo.
O ponto desse tópico é pensar que grandes e novas coisas surgiram porque alguém parou para se perguntar: “e se? por que? como funciona?”
Afinal de contas, o comodismo e a conformidade fazem as pessoas permanecerem exatamente onde estão.
É por isso que se diz que a curiosidade alimenta a criatividade. Principalmente porque a curiosidade faz perguntas que a criatividade sai para buscar a resposta. É nesse ponto que ideias novas surgem.
Pare para perceber para onde a tua curiosidade te guia. Você pode encontrar o tema para seu TCC nesse momento.
Enfim, posso te dar algum exemplo dentro dos conhecimentos científicos. Como a história do cientista que parou para analisar a situação das incubadoras que mantém os bebês aquecidos e, com esse simples fato, diminui de forma relevante a taxa de mortalidade infantil.
Só que as incubadoras eletrônicas têm uma vida útil muito curta em países que não têm peças para consertá-las. Por outro lado, nesses mesmos países, há conhecimento suficiente para manter carros rodando em perfeito estado. Sendo assim, os cientistas pararam para pensar “e se existissem incubadoras neonatais com peças de carros?”
Foi aí que surgiram incubadoras que funcionam como carros e que mecânicos dos países sabem muito bem como consertar. Veja a partir de quantas perguntas essa invenção surgiu. Entendeu?
Depois que você já tem ideia da área de conhecimento que você se interessa, tente se conectar com pessoas que estudam sobre o assunto.
Pesquise os Currículos Lattes dessas pessoas. Vejam se elas possuem contas ativas no LinkedIn, no Twitter ou até no Instagram. Leia algum artigo científico que essas pessoas escreveram.
Aí está a grandeza dos compartilhamentos e das conexões com pessoas diferentes, para conhecer novos pontos de vista e experimentar a ideia por outros ângulos.
Depois de escolher a área de estudo e o tema de forma mais ampla, converse com sua orientadora.
Ela pode te dar algumas outras ideias e percepções diferentes sobre o assunto que podem te ajudar a delimitar melhor o seu tema de pesquisa.
Depois que você escolheu a área de estudo, leia outros trabalhos acadêmicos sobre temas iguais ou parecidos.
Conheça como são os trabalhos sobre o tema. Leia a tese, dissertação ou TCC do seu professor.
Isso vai te ajudar a descobrir o que se espera de um trabalho de conclusão de curso.
Depois que você já escolheu o tema de forma ampla, delimite seu objeto de estudo. Isso significa principalmente especificar tempo e espaço da sua pesquisa.
Ou seja: estabeleça o período de tempo e a localização que você pesquisará. Isso te ajuda a não escolher temas e problemas de pesquisa muito amplos.
Lembre-se que quanto mais específico, melhor delimitado é o tema.
Por exemplo: se você quer pesquisar sobre os fatores de poluição de um rio, estabeleça qual é esse rio e qual é o período de tempo. Pode ficar algo parecido como: Fatores de poluição do rio Itajaí Mirim a partir do ano 2010.
Antes de escolher um tema para seu TCC, que tal verificar sua utilidade para o mercado e para sociedade em geral?
Você pode até pensar que universidade e mercado não conversam entre isso, mas isso é, na verdade, bastante relativo.
Você pode escolher um tema que acrescente benefícios ao seu currículo e te auxilie na inserção no mercado de trabalho. Isso é muito importante.
Pensando nisso, escolha um tema que também possua uma aplicação prática nas áreas em que você pretende atuar.
Isso é uma forma de aprofundar garantir maior relevância para seu TCC e também de facilitar a inserção no mercado de trabalho. Tenha em mente que você deve ter habilidade de transpor os conhecimentos científicos para a realidade.